quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Trabalho com marketing, aff!

Já estudei bastante sobre marketing. Tive o privilégio de ter grandes professores que me ensinaram muito sobre a teoria: conceitos, compostos, estratégias, ações... Perdi a conta de quantos cases ajudei a discutir. Simulei e apliquei pesquisas em empresas reais e imaginárias, fiquei horas estudando o negócio para depois estruturar os mais belos e completos planos de marketing.

Ao terminar a primeira pós-graduação, Gestão Empresarial e Marketing, pensei que seria muito fácil implantar qualquer planejamento em qualquer empresa que viesse a trabalhar. Amargo engano! Após ler quase todos os livros de Kotler, de vários de seus seguidores e até de alguns opositores (se é que existem!), me desespero ao lembrar do quanto é dura da vida de um profissional de marketing.

Primeiro porque o composto de marketing (preço, praça, produto e promoção) é um fator maluco de se trabalhar uniforme e constantemente. Hoje, se uma empresa conseguir trabalhar bem dois dos quatro P's, Parabéns! Você pode ir para a próxima fase... 

Segundo, o consumidor está cada vez mais exigente e seletivo. Suas reações ao consumo são pautadas em emoção e necessidade. Como juntar isso numa promoção de baixo custo e alto valor agregado?

E o último, o marketing é feito por pessoas para as pessoas, e as que o fazem estão cada vez mais preocupadas em acertar e mais perdidas em relação ao que fazer. Então, para onde correr? Continuar estudando os cases e ficar momentaneamente feliz por ter os problemas resolvidos ou cair na real e trabalhar com os elementos que se tem? Chorar amargamente pelo plano frustrado ou recomeça-lo quantas vezes for necessário?

Confesso que já experimentei todas as sensações acima. Algumas mais, outras menos... E quando a coisa aperta, respiro fundo e começo tudo de novo, de um jeito diferente, porque no marketing é vital renovar, sempre.

Abraços aos amigos e, renovem-se!



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