segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O varejo na Praia - Parte II

Continuando minhas considerações sobre o varejo na praia, parto hoje para um assunto mais delicado: a qualidade no atendimento. Em minhas experiências de consumo durante as férias, me peguei pensando na seguinte questão: o que faz uma pessoa te atender bem, quando ela está andando exaustivamente sob o sol quente?

O mundo todo sabe do calor infernal que está fazendo no Brasil durante esse verão. E os ambulantes estão lá, firmes e fortes, sempre com um sorriso no rosto, prontos para atender o pessoal em férias. Fiquei observando-os trabalhar e pensei: será que a necessidade faz com que trabalhem assim?

Não tive como deixar de compará-los com os nossos vendedores nos shopping centers que estão o dia todo no ar condicionado, trabalhando somente dentro do espaço da loja e, salvo exceções, atendendo os clientes sem vontade alguma. Por que não colocar um sorriso no rosto e atender de forma civilizada os clientes, principalmente em época de promoção onde as lojas precisam desovar seus estoques?

Posso afirmar hoje, que as minhas melhores experiências de compra  durante as férias, foram proporcionadas por pessoas de pouca instrução, mas que tinham amor em servir. E lembrei de uma frase dita pelo ex-presidente americano George W. Bush, em sua palestra na 103a. Retail's Big Show, em janeiro: é muito importante servir a alguém, e não somente aos seus próprios interesses.

Então, pessoal, espero que o varejo brasileiro se prepare cada vez mais para servir. E caso alguém não saiba como fazer isso, vá mais a praia e preste atenção em quem trabalha enquanto você descansa. #ficaadica

Abraços.




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