sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O Varejo na Praia - Parte I

Há um bom tempo, observo o desenvolvimento do varejo nas praias catarinenses. Como boa neta de pescadores e tendo a praia como destino obrigatório nos finais de semana e durante as férias de verão, desde criança percebo a evolução do trabalho nesse segmento.

Antigamente, para passar um dia na praia, as mães tinham toda uma logística preparada que incluía, dentre outras coisas, a bebida e a comida para a família toda. Cadeiras de praia e guarda-sois não existiam e o lance era chegar bem cedo para conseguir um espaço debaixo de alguma árvore.

Hoje em dia, a história é outra, você pode alugar cadeira, guarda-sol, pode comer em algum restaurante próximo. Tem sempre alguém vendendo água, refrigerante e cerveja bem gelada. Você pode comprar um novo biquini, uma nova canga. Mas, é claro, tudo isso tem um custo.

E nesse custo, além do custo real do produto, está um outro que determina o sucesso ou não do empreendimento, o serviço. Na praia, em seu momento de lazer e de esquecer do mundo, você paga para não se incomodar, não é isso? Você quer a cerveja gelada na mão, você quer que alguém instale o guarda-sol, que alguém recolha a cadeira.

Então, sua comodidade gera renda e emprego. Da pessoa que sobrevive disso o ano todo até a pessoa que gera uma renda extra durante suas férias. É um comércio em considerável crescimento. Confesso que ontem, em meu momento relax, me peguei pensando em qual seria o serviço que inovaria esse negócio...

Bem, vou pensar um pouco mais sobre isso e no próximo post compartilho com vocês.

Bom final de semana e se puderem, aproveitem uma praia! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário