quarta-feira, 20 de março de 2013

O VM além da vitrina

Quando se fala em visual merchandising (VM), muitos ainda tem a distorcida ideia de que VM refere-se unicamente as vitrinas das lojas, que tem por objetivo vender o produto. O VM é isso sim, e muito mais...
O VM é uma ferramenta de marketing que congrega elementos como vitrina, iluminação, exposição de produtos, comunicação visual... Vocês sabem que TI (informática) e equipe de vendas fazem parte do VM? Pois é, de nada adianta ter uma loja maravilhosa se a equipe não estiver preparada para atender o cliente.
Uma das primeiras e principais empresas a utilizar as estratégias de VM foi a americana Bloomingdale's, que utiliza as mais diversas técnicas para captar e reter o seu público-alvo, facilitando a disposição dos produtos, a circulação na loja e a promoção das marcas oferecidas:



Outras organizações de menor porte (se comparadas a tradicional Bloomingdale's), também aprenderam as vantagens de se utilizar essa ferramenta e  se destacam hoje no varejo americano e mundial. É o caso da The Container Store, uma loja que vende soluções para organização de ambiente:



Aos micro, pequenos, médios e grandes varejistas, independente do segmento de atuação, e as indústrias também: o VM pode ajudar, e muito, a comunicação com seu público-alvo. O investimento, sem sombra de dúvida, vale a pena!

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário