quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Retail´s Big Show 2013

O grande show do varejo norte-americano e mundial nos deixou grandes reflexões acerca dos desafios e das tendências que tocam e permeiam o mercado varejista. Diversos assuntos foram discutidos e analisados a partir da ótica do novo comportamento do consumidor: multicanal, exigente e informado.
Novos conceitos foram apresentados e um deles foi o ¨big data¨, que nada mais é do que a utilização e o entendimento da aplicação dos softwares de gestão com o intuito de orientar a equipe de vendas e suas estratégias de abordagem e fidelização do cliente. Os sistemas gerenciais precisam ter uma aplicação eficaz e eficiente na gestão multicanal, pois a rapidez no atendimento e a orientação no momento da compra, seja ela física ou virtual, são cada vez mais exigidos pelos consumidores.
Compartilhar os valores da empresa com os seus stakeholders também segue como uma atitude cada vez mais exigida pelo mercado varejista. As empresas precisam ter transparência em seus negócios e nas suas relações com os envolvidos. Cumprir o que se promete é um valor fundamental para as empresas que querem seguir bem no mercado.
A responsabilidade social continua sendo um tema bastante discutido e difundido. As pessoas querem se relacionar com empresas que agridam menos o meio-ambiente, que façam parte da comunidade na qual estão inseridas, que se preocupem com o bem-estar da comunidade como um todo. É uma lógica de consumo pois, as empresas precisam de pessoas e ambientes saudáveis para que estes possam consumir. Pode parecer cruel, mas é a regra do jogo.
Outro detalhe importante e que não posso deixar passar, é que as estratégias de marketing tradicionais continuarão sendo usadas, com uma nova roupagem é claro, mas continuarão. O que as empresas precisam é conhecer o seu público-alvo e utilizar as mídias adequadas para conquista-lo. Com a convergências de canais, cada vez mais a diversificação das mídias deverá ser utilizada.
Todos esses aspectos nos levam a um só caminho: o novo comportamento do consumidor e as estratégias que podem e devem ser utilizadas para alcança-los. A grande discussão foi essa: como conquistar e manter esse novo consumidor? Ao meu ver, encantar o cliente continua sendo o maior desafio do segmento varejista. Essa é uma discussão eterna e será novamente discutida de 12 a 15 de janeiro de 2014, na 103a. Retail´s Big Show, em New York. Espero vê-los lá, com o Senac/SC e com a Volée Viagens.
 

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