quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Pensando sobre Branding


Um dos grandes desafios do gerenciamento de marca sempre foi o engajamento de todos os envolvidos com o processo. Para alguns pouco entendidos do assunto, gerenciar marca é cuidar para que o logotipo esteja aplicado de forma adequada nos materiais impressos, ou estar atento para que ninguém troque o vermelho claro pelo não tão claro assim, das letrinhas que compõem o nome da marca.

É claro que tudo isso faz parte desse processo de gerenciamento, mas não é só isso. Cada vez mais as marcas são geridas pelas pessoas, que podem ser tanto os colaboradores da empresa quanto os seus clientes, os acionistas, os fornecedores, e toda a gama de profissionais que em algum momento interagem com a marca.

O sorriso do porteiro ao encontrar um colega de trabalho ou ao atender um visitante cria uma sinergia contagiante e faz com que a pessoa recebida lembre sempre da acolhedora experiência ao chegar aquela empresa.

Para que as empresas tenham resultados positivos nesse sentido, devem adotar o branding como filosofia, como cultura empresarial. Todas as pessoas envolvidas no processo são responsáveis e tem papéis de extrema relevância nesse movimento. São pessoas que dão vida às empresas, que promovem as sensações de encantamento e relacionamento, fatores de vital importância para o gerenciamento da marca.

Hoje, cada vez mais, o consumidor quer interagir com a marca, quer se relacionar com ela. Quer ter um relacionamento pautado em transparência e confiança. Cada vez mais, cobrará as promessas, reclamará quando não for atendido satisfatoriamente e gritará aos ventos as suas experiências com as marcas que consumiu, sejam elas boas ou más.

É, esse consumidor existe, e está pronto para ajudar as empresas a se reinventarem, a sair de suas caixas e prosperarem. Algumas empresas perceberão oportunidades nesse comportamento, outras, nem tanto. Cabe a cada um promover essa mudança cultural nas suas empresas e colaborar com a promoção de um  branding que integre todos os envolvidos no processo.

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