domingo, 21 de abril de 2013

Mercedes X BMW - Duelo de Titãs

Somente hoje tive tempo de parar e escrever sobre a polêmica campanha da Mercedes com o Lelek lek lek e a resposta da BMW. São duas marcas que dispensam apresentações e que nas últimas semanas lançaram campanhas defendendo seu mercado.

A campanha da Mercedes http://www.youtube.com/watch?v=MMGr77s3QFk, gerou um burburinho fenomenal e atingiu o objetivo, pois foi somente uma ação viral. Os mais tradicionalistas, defensores ferrenhos da marca e alguns que acompanham somente os comentários, acharam ridícula e uma ofensa. Tinha gente até querendo a cabeça do diretor de marketing. Sinceramente, achei a ação GENIAL! E olha, se tivesse condições financeiras, compraria o carro fácil, fácil...

A resposta da BMW ao viral foi, na minha opinião, uma chatice http://www.youtube.com/watch?v=G-aJjpi4gIY. Primeiro, porque não neva nessa dimensão no Brasil e as pessoas estão com cara de atores de comercial de margarina: lindos, bem-sucedidos e felizes! É claro que a pessoa que pode comprar uma BMW vai ser eternamente feliz!

Enquanto a campanha da BMW foi enfadonha, a da Mercedes foi criativa e gerou movimento. Ou alguém acha que a BMW contra-atacou porque não tinha mais nada para fazer? É claro que a Mercedes incomodou e gerou muita mídia espontânea pela ação.

E pessoal, lembrem-se: em marketing e comunicação o que importa é o público-alvo gostar do produto e sentir-se tocado pela campanha. As pessoas que se acham de gosto refinado, não tem muito o que fazer...

Uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário